Descubra Porque As Empresas Tem Investido Em Tecnologia LoRa

A tecnologia LoRa é uma novidade que tem se mostrado, cada dia mais, uma aposta intensa das mais diversas empresas – especialmente as que trabalham com rastreamento e recuperação veicular.

Essa tecnologia advém da chamada rádio frequência, cujas principais aplicações e benefícios – no que diz respeito a veículos – foram especificadas no artigo “Quando usar a tecnologia Rádio Frequência (RF)?”, que você pode ler aqui.

Porém, além de contar com essa forma prática e funcional de rastreio, a tecnologia LoRa ainda se mostra uma fonte de muitos outros benefícios. Entenda mais sobre essa aposta empresarial nesse artigo.

Afinal, o que é a tecnologia LoRa?

A LoRa (Long Range), como sugere seu significado, é um sistema de comunicações destinado a ser usado para enviar dados sem fio por até 15 quilômetros.

A diferença desta tecnologia para outros sistemas sem fio é o seu foco no baixo consumo de energia, enquanto seu longo alcance é mantido.

A LoRa faz parte do grupo de padrões e protocolos de IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas).

– Essa tecnologia também diz respeito ao protocolo de camada física introduzido pela Semtech – ou o LoRaWAN, que é um protocolo destinado a ser usado em sistemas alimentados por bateria.

– Essa versão foi adquirida pela Semtech da empresa francesa Cycle em 2012. Em suma, ela utiliza a tecnologia “chirp spread spectrum” para enviar dados por faixas entre 169 e 433 MHz.

  • Cada transmissão LoRa pode transportar até 51 bytes – para taxas de dados mais baixas – e 222 bytes, para taxas de dados mais altas. A taxa de dados atinge um pico de cerca de 50 kbps e um mínimo de 300 bps.
  • Por sua vez, o protocolo de rede LoRaWAN é construído na parte superior do protocolo da camada física LoRa – e é usado principalmente por sensores de baixa potência para efetuar qualquer tipo de comunicação.

Um LoRaWAN típico consiste em sensores, gateways, servidores de rede e servidores de aplicativos.

Os sensores transmitem dados de forma assíncrona, através dos gateways, para um servidor de rede, que os envia aos servidores de aplicativos.

Vantagens da tecnologia LoRa

Conforme já está sendo possível perceber ao longo desse artigo, essa tecnologia oferece várias vantagens.

Na realidade, são elas que fazem com que essa seja uma aposta tão atual e constante das empresas de rastreamento veicular e de recuperação.

– Inicialmente, a camada física da tecnologia LoRa utiliza bandas ISM de 868 e 915 MHz – que frequências gratuitas para uso em qualquer lugar do mundo. Isso, por si só, já torna seu custo-benefício espetacular.

– Além disso, os dispositivos LoRa consomem muita pouca energia, tornando-os ideais para uso em dispositivos alimentados por bateria

  • Eles também podem transmitir e receber dados de até 15 km em áreas suburbanas e de 5 km em áreas urbanas.
  • Em união com serviços de pronta resposta antenista, por exemplo, esse alcance se torna ideal para que seja otimizado o processo de recuperação veicular.
  • Mais ainda, em união à uma central de emergências com acesso 24 horas, o veículo pode ser imediatamente reportado como roubado ou furtado.
  • Assim, os profissionais antenistas poderão aplicar a tecnologia LoRa para encontrar a carga ou o carro com muito mais facilidade.

O baixo consumo de energia dessa tecnologia se mostra possível através do uso de taxas de dados adaptativas, que variam a taxa de saída de dados dependendo da carga útil e juntamente com a tecnologia de chirp spread spectrum, que efetivamente fornece ganho de processamento.

Além disso, a técnica de modulação usada por essa tecnologia permite o uso de amplificadores de baixo custo, mas de alta potência.

Finalmente, uma grande vantagem da tecnologia LoRa é sua alta capacidade de rede.

No LoRaWAN, um único gateway pode acomodar 1000 dispositivos. E como o LoRaWAN agora é padronizado, sua tecnologia é globalmente utilizável.

Perspectiva futura da tecnologia LoRa

Sabendo que hoje a tecnologia LoRa é uma grande aposta para empresas que buscam sucesso em oferecer soluções de rastreamento veicular e recuperação de cargas para seus clientes, é também interessante compreender em que rumo ela está caminhando.

– A taxa de crescimento anual estimada da LoRa é de 89%. Isso significa que, a partir do valor atual da indústria de US $ 1 bilhão, a tecnologia valerá US $ 24,5 bilhões nos próximos quatro anos.

– Levando esse dado em conta, espera-se que os dispositivos habilitados para LoRa ultrapassem 700 milhões, no mesmo período de tempo.

  • Esses dispositivos incluem atuadores, rastreadores sem GPS, sensores, transceptores, wearables e até mesmo smartphones.

Observe que a LoRaWAN é um subconjunto de LPWAN (WAN de baixa potência ou “Low Power Wide Area Network”), que sem dúvida é a principal força motriz para isso.

O sucesso do LoRaWAN também pode impulsionar outras tecnologias de baixa potência existentes no mercado.

Para se ter uma ideia de quão impressionantes são esses números, o Zigbee, uma popular tecnologia sem fio de automação residencial que está extremamente em alta, tem uma taxa de crescimento anual estimada de 72%.

Em termos de comparação, os dados esperados para o uso do Wi-Fi também está na faixa de 70%. O Bluetooth provavelmente tem a maior taxa de crescimento entre eles: 132%.

Esses são dados obtidos do site Semtech, em seu espaço focado nesse tipo de tecnologia.

No entanto, a LoRa não está competindo com tecnologias como o Zigbee, o Wi-Fi e o Bluetooth.

A comparação dos dados foi usada apenas para que se tivesse uma noção da perspectiva futura de crescimento dessa tecnologia.

Em suma, o crescimento da LoRa e da IoT, em geral, é inegável e inevitável. Antes do LoRa, havia três coisas que dificultavam a proliferação da Internet das Coisas: recursos para dispositivos e baterias, tráfego de rede e segurança.

Esses três itens são contemplados pela tecnologia LoRa. Afinal, sua tecnologia de taxa de dados adaptativa permite que mais dispositivos sejam atendidos pela rede, enquanto ela mesma diminui a tensão no manuseio de energia.

Sabendo tudo sobre a tecnologia LoRa, que tal seguir o exemplo de outras milhares de empresas que estão de olho no futuro e contar com ela?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *