Quando Usar A Tecnologia Rádio Frequência (RF)?

A tecnologia de rádio frequência possui uma aplicação ampla em diversas áreas que permeiam as necessidades dos brasileiros – que vão desde a estética (tratamentos de beleza), até a serviços de segurança (rastreamento de veículos).

Existem diversas pesquisas que confirmam a eficiência desse tipo de tecnologia, além de exaltar sua precisão, sua facilidade de uso e seu baixo custo.

Ao se falar sobre o rastreamento de veículos, é impossível não trazer à tona o grande número de furtos de mercadorias e cargas no país – sendo a busca por soluções uma constante no mercado de empresas que trabalham com a recuperação veicular.

Em meio a tantas tecnologias, como é possível saber quando o uso da rádio frequência é recomendado? Saiba mais abaixo.

 

Uso da rádio frequência na recuperação veicular

Será que o uso da rádio frequência é realmente recomendada ao se falar de rastreamento e recuperação veicular?

Bem, essa é uma resposta que os cientistas podem trazer mais facilmente para você do que qualquer outra fonte de informação.

– Atualmente, a busca por mais eficiência na hora de recuperar cargas e veículos roubados colocou cientistas de todo o mundo em estado de completa atenção, fazendo com que eles chegassem a uma única conclusão:

  • É preciso investir em formas de recuperar veículos e cargas roubadas com o máximo de eficiência e com o menor custo.

Foi assim que eles chegaram até a tecnologia LoRa, que tem se mostrado uma das melhores opções para fins de segurança e recuperação veicular. Mas você sabe qual é a base do sistema LoRa? Sim, a rádio frequência.

Portanto, não é difícil concluir que a rádio frequência deve, sim, ser usada por empresas de rastreio de veículos e que buscam otimizar a sua recuperação. Mais do que isso, elas devem ser uma prioridade.

Isso vale também para empresas de transporte, embarcação, para seguradoras, para gerenciadoras de risco e muito mais.

Agora, vamos discutir os motivos por trás disso e compreender melhor como funciona a tecnologia de rádio frequência na prática.

Rádio frequência na prática

Ao transportar uma carga, o gerenciamento de ativos é crucial para garantir que a logística de todo o processo ocorra sem problemas.

O rastreamento de veículos, em geral, pode ser usado para uma empresa acompanhar todos os seus ativos móveis, sejam eles quais forem.

– Já o rastreamento por rádio frequência fornecerá à empresa uma visão holística de seus veículos e ativos e a capacidade de trabalhar com mais eficiência em relação a eles.

  • A RF pode alertar automaticamente, por exemplo, um profissional que trabalha com serviços de pronta resposta se qualquer trajeto do veículo sair de sua rota.
  • Isso pode acontecer também quando uma remessa é movida sem autorização – além de em muitos outros casos.

Em suma, a identificação por RF é o uso de ondas de rádio eletromagnéticas, para que se localize um veículo furtado ou roubado contando com o melhor custo-benefício possível.

Ela é amplamente utilizada na indústria automotiva para esse fim e continua a demonstrar sua eficiência a cada dia.

Funcionamento dessa tecnologia e mais aplicações / benefícios

Um sistema RF possui 3 partes que permitem que ele funcione. Uma antena, um transceptor, que atua com um decodificador para interpretar os dados internos e um transponder, que contém informações programadas e que podem ser lidas.

– Nele estão contidas informações que são armazenadas eletronicamente. O leitor então converte as ondas de rádio de RF para uma forma de dados mais utilizável e simples de ser compreendida.

– A RF também pode impedir motoristas não autorizados de dirigir um determinado veículo.

  • Se um motorista não autorizado o fizer, você será alertado imediatamente e poderá entrar em contato com ele ou buscar por maneiras de proteger seu veículo.

Outro benefício de uso dessa tecnologia é que os motoristas são menos propensos a acelerar ou dirigir de forma imprudente se souberem que suas ações estão sendo rastreadas e monitoradas.

A RF ajudará a reduzir o abuso e os maus hábitos ao dirigir.

Como conclusão, sistemas RF combinados com bons serviços de recuperação veicular são um ótimo recurso para proteger suas cargas, rastrear seus veículos, manter sua frota organizada e facilitar o gerenciamento das entregas que serão feitas!

Por que usar a RF com veículos?

Além de todos os pontos acima citados, três das razões mais populares para se usar a RF em veículos são: controle de acesso, identificação e rastreamento de veículos.

– Controle de acesso – Controlar o acesso de uma carga a determinados locais e com base em uma tecnologia RF específica é uma maneira valiosa de fornecer um nível 100% aprimorado de segurança para seus clientes.

– Identificação de veículo – A capacidade de identificar um veículo e acessar informações sobre ele através da tecnologia RF é algo muito benéfico para empresas de recuperação veicular.

  • Com a adição de acesso a uma central 24 horas, essas empresas podem obter registros essenciais de segurança apenas ao ler os dados tecnologia RF para um atendente especializado.
  • A tecnologia RF fornece a identificação do veículo sem delongas, sem altos custos e mesmo em meio a empecilhos físicos.

– Rastreamento de veículos – Rastrear um veículo enquanto ele viaja centenas ou milhares de quilômetros não é uma capacidade imediata dos sistemas de rádio frequência;

Porém, se os pontos de verificação forem configurados ao longo da rota junto a serviços de pronta resposta antenista, a localização do veículo pode ser estimada com base em quando ele passar por cada um desses profissionais.

  • Eles ficam posicionados justamente em pontos onde o índice de roubos é maior e mais propício.

Isso está sendo feito em todo o país. Em cada ponto de alerta, as tecnologias RF são lidas para identificar uma localização e também podem ser usadas para documentar a jornada de uma carga qualquer.

Para empresas ou pessoas interessadas em rastrear veículos em tempo real e sem configurar uma infraestrutura cara, as tecnologias de RF são definitivamente a melhor solução disponível no mercado.

Agora que você sabe quando você deve utilizar a tecnologia de rádio frequência, não deixe de fazer isso ao lidar com suas cargas e veículos e otimize sua segurança!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *