O que é regulação de sinistros?

A regulação de sinistros é um tema muito importante para o setor de transporte de cargas, segurança no transporte e logística em geral. Ainda assim, ele se mostra bastante difuso e desconhecido para muitas pessoas.

A definição de sinistro veicular se dá através de danos ou prejuízos causados a um indivíduo (ou seus bens) que esteja devidamente segurado. No universo do transporte de cargas, isso não se mostra muito diferente.

É preciso entender, porém, que o processo de normalização de seguros passa por algumas fases que implicam a resposta justa da seguradora, gerenciadora de riscos ou empresa de rastreamento e localização em questão.

Isso significa que, ao passar por essas fases, ela poderá decidir ou não se irá indenizar o indivíduo em questão pelos danos sofridos.

Entenda mais sobre a regulação de sinistros

O processo de regulação de sinistros está intrinsicamente ligado ao processo de vistoria e de sindicância.

– Juntos, esses processos atuam de forma a prever danos, analisa-los e leva-los ao setor administrativo de seguradoras e empresas correlatas, para que elas possam decidir como agir posteriormente.

– Conforme dito acima, o processo de normalização de seguros passa por algumas fases.

  • Inicialmente, conta-se com o aviso de sinistro, que é feito pelo segurado caso ele sinta necessidade ou passe por alguma situação que cause danos à sua carga.

  • Em seguida, é feita a chamada apuração de danos, que checa de forma pessoal como se deu o ocorrido e em que estado está o bem segurado.

  • A análise é o passo seguinte, examinando os laudos de vistoria e compreendendo de que forma os danos apurados se encaixam na cobertura em questão.

  • Finalmente, têm-se o encerramento, ou seja, ou o pagamento da indenização ou a justificativa plausível dada pela empresa em relação ao porquê o pagamento não será efetuado.

Relação entre regulação de sinistros, vistoria e sindicância

Conforme dito acima, a regulação de sinistros está ligada aos processos de vistoria e de sindicância.

– Assim sendo, se não há o oferecimento de serviços de qualidade desde o primeiro passo da normalização de seguros, que se dá pela vistoria, é muito provável que o encerramento não seja positivo para nenhum dos lados do acordo.

– É fundamental contar com o auxílio de uma empresa que execute cada um dos passos presentes não apenas na regulação de sinistros, mas também na vistoria e na sindicância, com toda qualidade possível.

  • É sabido que essa é uma das grandes dificuldades de seguradoras, gerenciadoras de riscos ou empresas de rastreamento e localização.

  • Além desses problemas, conta-se também com problemas de averiguação e busca in loco em caso de perda de sinal de veículo rastreado.

Ambos os problemas se tornam muito maiores na falta de serviços de atendimento qualificado, que atuem 24 horas por dia e que não somente atendam, mas que também forneçam, como auxílio, os serviços de uma equipe qualificada.

Contando com a atuação de uma empresa que otimize a todos esses processos e que, ainda, garanta um processo de sindicância após a regulação do sinistro em questão de forma justa e honesta, esses grandes problemas podem ser minimizados ou até mesmo excluídos.

Serviços de pronta resposta ao se falar sobre sinistros

Ainda que a regulação relacionada a sinistros se mostre funcional e específica, sem contar com serviços de pronta resposta, ela pode se mostrar extremamente demorada.

Essa demora, por sua vez, a torna eficiente, pois minimiza os resultados do cliente e o mantém em espera até que o encerramento seja efetuado.

– Uma empresa que fornece serviços de pronta resposta é mais do que capaz de mudar essa realidade, uma vez que faz com que as soluções apontadas na regulação sejam encontradas em tempo recorde.

  • Isso é feito através do monitoramento de veículos rastreados, já deixando em vista profissionais preparados para atender a problemas que estão previstos na vistoria.

  • Se reais, uma regulação de sinistros de qualidade entra em cena, fazendo com que o processo de apuração, análise e encerramento seja finalizado da forma mais otimizada possível.

Os serviços de pronta resposta estão revolucionando o mercado de segurança no transporte. Através dele, as empresas estão se tornando cada vez mais eficientes, aumentando sua gama de clientes.

Além disso, a logística do sistema de transporte pode ser otimizada, permitindo que as empesas de seguros, as gerenciadoras de riscos e as empresas de rastreamento e localização tenham mais clientes.

Atendendo-os da melhor forma possível, esses clientes sempre retornam. Estando satisfeitos, os serviços são recomendados para terceiros. E, assim, o sucesso é o primeiro passo para as empresas em questão.

Em suma, a pronta resposta é essencial para empresas da atualidade que lidam com segurança de transporte. Se sua empresa ainda não conta com esses serviços, não perca mais tempo e otimize seus processos.

Regulação de sinistros pela visão do segurado

Ao lidar com a regulação de sinistros, cabe ao segurado, antes de tudo, estar completamente ciente da política de segurança a qual ele está vinculado.

Assim, ele saberá exatamente o que está sendo coberto em termos de danos veiculares, ao motorista e à carga.

Em seguida, é sua responsabilidade emitir apenas avisos de sinistro legítimos, tendo a certeza de que, com a política em mãos, qualquer empresa de qualidade saberá distinguir situações reais de ficcionais.

Ao fazer seu aviso de sinistro, o segurado também deve ter em mãos a maior quantidade de documentos possíveis que atestem a veracidade do pedido de sinistro, otimizando processos.

Finalmente, cabe a ele apenas aguardar o encerramento. Ao contar com uma empresa justa e imparcial na hora de lidar com a regulação de sinistros, esse encerramento, certamente, será positivo.

Conte com a Velox Soluções Técnicas

Sabendo tudo sobre o assunto, não deixe de conhecer os serviços da Velox Soluções Técnicas, que acompanham todos os passos descritos acima da forma mais otimizada do mercado, atendendo o Brasil.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *