Como Reduzir As Fraudes Em Seus Processos De Sindicância

Fazer o devido gerenciamento de riscos é fundamental para qualquer seguradora. E nesse sentido, reduzir as fraudes em seus processos de sindicância também é importantíssimo.

Prevenir-se de golpes atualmente é um fator competitivo. Muitas empresas acabam perdendo muito dinheiro pelas falhas nos processos de sindicância, que acabam colocando em risco o serviço das seguradoras.

Manter um contrato de seguro baseado estritamente na boa-fé da clientela é um risco tanto para a empresa quanto para os próprios clientes. Mas, ter um sindicante que não é devidamente monitorado também é arriscado.

Afinal, pode ser que você esteja gastando tempo, energia e dinheiro com chamados fraudulentos, e deixando quem realmente precisa de atendimento em segundo plano.

Quando a sindicância não é de qualidade ou de alta confiabilidade pode ocorrer de você ter um cenário muito ruim, onde a situação é forjada para que o seguro seja liberado.

Reduzir as fraudes em seus processos de sindicância é extremamente fundamental para que a empresa pare de perder dinheiro e pare de perder tempo com chamados criminosos.

Afinal, Quais São Os Problemas Mais Comuns Enfrentados Na Hora de Reduzir As Fraudes Em Seus Processos De Sindicância?

De fato, ter a garantia de uma sindicância de qualidade é uma dificuldade que muitas seguradoras encontram no caminho.

Afinal, é uma terceira pessoa que, representando a empresa, se prontifica a checar os fatos e compreender o que levou ao sinistro.

  • Falta de sigilo nas informações:

O sigilo é um dos pontos mais importantes para que a sindicância seja realmente eficiente. Acontece que muitas vezes o profissional sindicante vai sozinho às reuniões com o segurado, e troca de informações podem acontecer.

Quando dados inapropriados são divulgados o processo de sindicância já se torna menos confiável e menos eficiente.

Obviamente as partes têm direito a ter acesso a algumas informações, mas isso deve ser analisado com cautela.

  • Atrasos na entrega de relatórios:

Relatórios que demoram muito para ficarem prontos também são problemas enfrentados com frequência pelas seguradoras.

Muitas vezes, quando o profissional é contratado de maneira aleatória para realizar a sindicância, não há qualquer comprometimento com prazos.

Isso não somente compromete a qualidade do resultado e do andamento da sindicância em si, mas também pode causar desconforto e reclamações por parte dos segurados envolvidos.

Por Que A Sindicância É Tão Importante?

Quando uma pessoa contrata um seguro ela espera poder contar com essa empresa diante de algum problema. Porém, existem pessoas que utilizam de má fé para obterem ressarcimentos em casos fraudulentos.

Por isso mesmo uma seguradora deve investir em métodos que garantam a veracidade dos casos, e garanta que as indenizações sejam pagas somente em situações devidas.

A sindicância contribui com isso permitindo que um profissional terceirizado analise a situação, e identifique se é, de fato, um caso nobre, e onde cabe o sinistro.

Porém, da mesma forma que as empresas seguradoras encontram certa dificuldade em driblar os perfis criminosos entre seus clientes, já que muitas pessoas esperam a oportunidade perfeita para fraudar, também é difícil confiar 100% em um sindicante.

Incerteza Na Qualidade Dos Trabalhos Deve Ser Um Sinal De Alerta

Se você contratou um serviço de sindicância o mínimo que deve ocorrer é uma relação de extrema confiança entre a seguradora e o sindicante. Se houver qualquer incerteza quanto a qualidade é um sinal de alerta.

Reduzir as fraudes em seus processos de sindicância envolve também trabalhar apenas com equipes de altíssima confiança, e que inspirem isso também aos seus clientes.

  • Equipe destreinada é um dos problemas mais graves:

Uma sindicância é determinante para o resultado de um acionamento. Sendo assim, não podemos negligenciar essa atividade, tão pouco a considerar menos importante. Muito pelo contrário: ela será a contraprova de tudo.

Pensando nisso fica claro porque é tão importante uma equipe treinada e devidamente preparada para prestar ajuda nessas situações. A sindicância requer profissionais altamente qualificados e éticos.

Acima de tudo, é importante que esses profissionais sejam aptos a identificar fraudes, para evitar que a empresa sofra golpes e tenha problemas financeiros por conta de atitudes de má fé.

A Importância Dos Relatórios Para Um Sindicância De Qualidade

Inegavelmente a melhor ferramenta que uma seguradora pode ter para entender melhor o acionamento do seguro e sua legibilidade para ressarcimento é a emissão e relatórios.

Registros sobre o caso, informações obtidas e quaisquer dados que sejam julgados como relevantes para o caso devem ser imediatamente repassados.

Um sindicante profissional e de alta qualidade deve ter agilidade para fazer isso, entregando rapidamente qualquer informação que julgue necessária para o prosseguimento do processo.

Contar com materiais tecnológicos que permitam o registro desses relatórios e o envio rápido das informações é outro ponto que se faz extremamente necessário. Através dessa agilidade é possível reduzir as fraudes em seus processos de sindicância.

Os relatórios precisam ser claros e transparentes. As informações precisam ser esclarecedoras, e jamais trazer mais dúvidas com relação ao caso que está sendo analisado.

Erros Comuns Na Hora De Realizar Uma Sindicância

Existem alguns erros que são comuns na hora de contratar um serviço de sindicância. E se você pretende reduzir as fraudes em seus processos precisa realmente ficar de olho nessas dicas.

  • Pessoa desqualificada:

Esse é de longe o erro mais comum e que pode custar um dinheiro alto para a empresa. Uma pessoa despreparada jamais poderá assumir o cargo de sindicante, uma função tão importante para a seguradora.

Então, para evitar problemas com esse tipo de situação o mais indicado é mesmo apostar em profissionais qualificados e renomados no mercado.

  • Falta de documentos comprobatórios:

Jamais uma sindicância poderá prosseguir sem gerar dados, relatórios, e sem contar com documentos comprobatórios.

A ausência desses elementos deve abrir precedentes para desconfiança: será que o serviço está sendo feito mesmo?

O importante aqui é pensar que uma boa sindicância não deve deixar dúvidas, e não deve esclarecer tanto a materialização de um fato quanto quem foi o autor do mesmo.

Por isso todas informações são cruciais, e o sindicante deve agir como um detetive a lá Sherlock Holmes, com raciocínio rápido e preciso, capaz de enxergar até o que não parece obvio aos olhos dos outros.

  • Falta de sigilo nas informações obtidas:

Outro erro fatal para qualquer sindicância é esse: A falta de sigilos nas informações.

Tudo aquilo que for reunido durante o processo de sindicância precisa se manter restrito somente às pessoas autorizadas e essenciais para prosseguimento do processo.

Sindicantes amadores acabam divulgando dados, compartilhando informações sigilosas, e comprometendo a eficiência da investigação. Por fim, mesmo com todo o esforço muitas informações são invalidadas graças a sua divulgação.

Como A Velox Pode Ajudar A Diminuir As Fraudes Na Sua Empresa?

Agora que você já sabe sobre como reduzir as fraudes em seus processos de sindicância pode trazer benefícios financeiros e até mesmo aumentar o prestígio de sua empresa perante a clientela, vamos falar da solução.

Um serviço de sindicância deve ser devidamente desenvolvido por pessoas qualificadas, idôneas, e prontas para lidar com diversas situações.

A Velox é uma empresa de soluções técnicas que atua no mercado há anos, e se tornou uma referência no que faz. Ela hoje atende a demanda das seguradoras e transportadoras de Rondonópolis, no Mato Grosso, prestando serviços variados.

  • Sindicância Velox:

Se você ficou preocupado com a atual qualidade do seu serviço de sindicância é um indicativo de que você preza pela qualidade, e quer entregar o melhor resultado.

Esse resultado precisa ser voltado não somente para o cliente, mas também para prevenir a sua empresa do pagamento de indenizações indevidas.

A Veloz oferece uma sindicância de primeira qualidade, prestada por profissionais altamente qualificados, capazes de reduzir as fraudes e aumentar a qualidade de seu trabalho

Melhore A Relação Com Seus Clientes Com A Velox!

Um serviço de sindicância de qualidade não somente ajuda a reduzir a fraude, mas também serve para potencializar e melhorar a relação com seus clientes.

Isso porque, com a sindicância a negativa para casos idôneos também diminuirá potencialmente, reduzindo os conflitos e desentendimentos com os clientes.

Se tem uma coisa que definitivamente pode abalar a reputação de uma empresa de seguros é justamente negar ressarcimento para situações reais.

Quando isso acontece o cliente fica naturalmente chateado, e a tendência é que fale mal da marca para todas as outras pessoas que conhece, desencorajando novas contratações.

Para evitar essa situação você precisa ter cuidado redobrado também naquilo que é negado. Sendo assim, uma sindicância lhe ajudará não somente a reduzir as fraudes, mas também a aumentar o prestígio entre a clientela.

A Velox atua desde 2013 prestando serviços que ajudam a potencializar os trabalhos de seguradoras e transportadoras. Por isso se tornou uma referência para empresas desses nichos.

Se você quer não somente melhorar os seus resultados, mas também entregar um serviço de qualidade superior aos clientes, então a sugestão é justamente que você contrate uma sindicância de qualidade, e diminua as possibilidades de erros na leitura de cada caso.

Reduzir as fraudes em seus processos de sindicância não somente é possível como é altamente aconselhável. Com a Velox isso se torna acessível e seguro.

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