fbpx

Requerimentos para fazer uma boa vistoria

Fazer uma boa vistoria é algo essencial para empresas que buscam promover a segurança no transporte de cargas.

Afinal de contas, é ela que será capaz de verificar o perigo do transporte das mais diferentes substâncias, otimizando processos de cadeia de suprimentos de seu início a seu fim.

Para que isso seja feito, é preciso ter conhecimento sobre requerimentos. Entenda mais sobre o assunto.

O que é preciso ter em mãos para fazer uma boa vistoria?

Aqueles que buscam fazer uma boa vistoria têm um papel importante na inspeção de cargas das mais diversa naturezas.

Legalmente, é preciso que após cada descarga ser concluída – e antes dela ser feita, os inspetores verifiquem as condições não somente do veículo e da carga, mas também da pista, do trajeto e da possibilidade de roubo ou dano do veículo durante seu percurso.

Portanto, verificar o perigo do transporte depende de uma série de fatores, que podem incluir:

  • O inspetor deve inspecionar visualmente cada conjunto de peças e de entrega pelo menos uma vez a cada mês.

  • O inspetor deve inspecionar visualmente o sistema mecânico do automóvel pelo menos uma vez a cada mês em que o veículo estiver em serviço.

  • A inspeção deve incluir elementos fusíveis e todos os componentes do sistema de tubulação, incluindo parafusos, conexões e vedações.

  • Pelo menos uma vez a cada mês que um veículo de carga estiver em serviço, o inspetor deverá atuar em todos os dispositivos de controle de descarga de emergência projetados para sua segurança.

O inspetor deve anotar cada inspeção em um registro. Esse registro deve incluir a data da inspeção, o nome da pessoa que realizou a inspeção, o número de identificação, o nome da empresa, a data em que foi feita a vistoria e demais detalhes.

Quem é o inspetor responsável por fazer?

Uma pessoa qualificada e capaz de fazer uma vistoria deve ser licenciada. Ela deve examinar visualmente todos os pontos acima citados para detectar defeitos óbvios antes de colocar o veículo em rota.

– Essa pessoa qualificada e certificada, que monitora o veículo, analisando todos os pontos referentes a chegada e a saída do automóvel, bem como a situação de seu operador.

– Somente assim a seguradora, gerenciadora de risco ou empresa de rastreio e localização veicular será capaz de oferecer um plano de seguro ou segurança em geral que atenda a todos os imprevistos de forma preventiva.

  • Com isso, também, a regulação de sinistros e a sindicância posterior a ela também poderá ser feita de forma justa e imparcial, levando em consideração pontos legais do contrato.

Os programas de inspeção variam de empresa para empresa, assim como os materiais que transportam.

O importante é que cada programa de inspeção seja feito sob medida para não apenas atender aos requisitos, mas também para garantir segurança e proteção durante todo o processo de transporte de materiais – sejam eles perigosos ou não.

  • Além disso, eles devem se focar em perigos da pista, como danos, acidentes e até mesmo roubos.

  • Isso deve ser feito através da chamada pronta resposta, que atende imediatamente a esses imprevistos e traz a eles soluções.

Resumo do fato de se fazer uma boa vistoria

Fazer uma boa vistoria é de grande interesse de exportadores, importadores ou agentes de carga e, conforme dito, consiste na análise detalhada dos produtos e do veículo antes deles serem enviados e na chegada ao cliente final.

– Essa análise inclui quantidade, qualidade, embalagem, números de série ou de referência, marcas e a condição geral da mercadoria.

  • Além disso, inclui segurança na rota, para o operador da carga e previsões de problemas na pista.

Este serviço oferece ao cliente a possibilidade de garantir que a mercadoria chegue ao destino final atendendo a todas as especificações exigidas.

A melhor forma de se compreender na prática como é fazer uma boa vistoria é contar com o auxílio de uma empresa que seja especializada nisso.

Conte com a Velox Soluções Técnicas!

Esse é o caso de Velox Soluções Técnicas, que fornece para seguradoras, gerenciadoras de crises e empresa de rastreio e localização de veículos os melhores serviços do mercado, bem como toda sua experiência.

Além de cobrir todas as cidades brasileiras, contamos com pronta resposta e uma central de atendimento 24 horas, que nos permitem oferecer nossos serviços em qualquer lugar que seja necessário e com rapidez. Oferecemos:

  • Inspeção Pré-Embarque: Esta inspeção é realizada quando o proprietário da mercadoria deseja ter certeza de que está enviando o produto correto e que o produto está seguro, bem como o veículo e seu operador.

  • Vistoria de rotas e de pista: Ela é usada para prever quaisquer problemas que possam surgir na rota, otimizando o percurso.

Ela também é usada quando há uma primeira transação com um distribuidor sendo executada, para fins de seguro.

Em seguida dela, vem a regulação de sinistros, que pode nem mesmo precisar ser usada. Porém, em caso de aviso de sinistro, a vistoria é revisada a fim de perceber se o dano em questão é, ou não, relacionado a ela.

Em caso afirmativo, a situação será analisada e, em seu encerramento, será paga a devida indenização ao cliente. Isso será feito por meio da sindicância da Velox, que é gerida de forma justa e imparcial.

Em caso negativo de relação entre o aviso de sinistro e a vistoria, o veredito será dado mediante a justificativa.

Em suma, é muito importante fazer uma boa vistoria para que tanto a seguradora, gerenciadora de riscos ou empresa de rastreio veicular, quanto o cliente, fiquem satisfeitos.

É somente prevendo determinados danos que é possível evita-los e, em caso de acontecerem de qualquer forma, visto que isso não pode ser completamente segurado, uma boa solução pode ser encontrada.

Sabendo a importância de fazer uma boa vistoria e de contar com uma empresa de qualidade capaz de fazer isso, não deixe de contatar a Velox hoje mesmo e de conhecer seus serviços!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *