fbpx

Ambiental e sustentável, energia solar também caracteriza ações econômicas e sociais nas atividades empresariais

Projeto iniciado em 2019 aplicou placas solares na estrutura da matriz, reduzindo o consumo e tornando a empresa ininterrupta; expansão prevista. Quer saber? O post explica

A adoção de iniciativas sustentáveis, hoje, faz parte do dia a dia das companhias. Mas na Velox nós vamos além. Isso porque vislumbramos, sempre, as oportunidades para melhorar cada vez mais o que já realizamos com eficiência. Com isto no horizonte, buscando contribuir ainda mais de forma sustentável com o meio ambiente, estabelecemos em 2019 um plano a fim de aplicar placas solares para fornecer toda a energia utilizada em nosso escritório central, instalado no município de Rondonópolis, em Mato Grosso.

O trabalho segue uma série de premissas para que o projeto, além de representar o compromisso ambiental sempre presente na organização, também gere reflexos sociais e econômicos. Pela demanda do cenário, a tarefa foi iniciada com uma análise de todo o contexto nacional que abrange a questão de fornecimento no Brasil, caracterizada, por exemplo, pelas altas taxas de cobrança.

Internamente, todo o quadro diretivo e o departamento de suprimentos compuseram a força tarefa para organizar as estratégias e coordenar o trabalho do fornecedor terceirizado responsável, num primeiro momento, pela parte técnica do projeto, verificando sua viabilidade. Após isso, o parceiro estudou a demanda de consumo a fim de determinar quantas placas seriam necessárias.

O projeto caminhou numa sequência contínua, sendo definido um local determinado e compatível com a quantidade de placas. Apenas ao final destas etapas foram realizadas as cotações dos ativos e da mão de obra – alvenaria, serralheria e elétrica, além de profissionais especializados na implantação das placas –, realizadas as compras e a executado o projeto.

Em nossa matriz utilizamos o conceito de energia solar associada à fotovoltaica, que é a geração elétrica aproveitando a luz do sol como fonte de energia. É simples. Após ela ser captada por painéis solares, ocorre a transformação da corrente elétrica para utilização.

Essa tecnologia, junto com as redundâncias de internet e servidores, tornam a Velox uma empresa ininterrupta, garantindo pleno funcionamento em qualquer situação. Há outras vantagens. Já observamos redução dos custos com energia elétrica e contribuímos com a preservação do meio ambiente. Identificamos, ainda, a potencialidade da energia solar, que é excepcional quando comparado a todas as outras fontes de energia.

Ainda desfrutamos desse projeto, colhendo os frutos que consideramos um sucesso, mas já há planos de expansão e adiantamos a você. Nossa meta, já em análise é, em pouquíssimo tempo, aplicar a tecnologia de captação solar para gerar a energia utilizada em nosso escritório instalado na capital paulista, São Paulo.

Ambiental, sustentável, social e econômico, vetores da energia solar que também compõem as diretrizes estabelecidas pela Velox.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *